segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O comércio eletrônico


O Comércio Eletrônico é uma venda/transição não presencial feita através de algum equipamento eletrônico. A compra e venda é realizada principalmente por um ambiente virtual por meio de sites que fornecem serviços ou produtos para o consumidor e existem diversas formas de pagamento como: boletos, cartões de crédito e etc.
O comércio Business to Business parte de uma empresa para outra empresa. O comércio Business to Administration são transações realizadas por individuos da Administração Pública. Já o Business to Consumer partem de uma empresa até o seu consumidor final (exemplo: Amazon.com) e o Consumer to Consumer é o comércio feito entre os consumidores (exemplo: Mercado Livre).
Atualmente o Brasil é o líder latino-americano em comércio eletrônico e os números indicam um aumento de 20% ano graças as transações Business to Consumer e os números tendem a aumentar.
Apesar do comércio eletrônico ser acessível, ainda há certa relutância por medo de fraudes, isso por que alguns sites solicitam alguns documentos dentre eles o cpf e o número do cartão de crédito.

Vantagens

Dentre as diversas vantagens está a mais importante delas que é a disponibilidade da rede 24h por dia, durante os 7 dias da semana, permitindo ao consumidor realizar a sua compra em qualquer horário.
Com a ajuda das mídias sociais, a divulgação de promoções são mais rápidas.
O comércio eletrônico permite também uma maior aproximação entre fornecedor e cliente.
A redução de custos tendo em vista o custo de contratação daquele serviços.

Desvantagens

Atrasos e danificações na entrega do produto.
Compras incorretas.
Insegurança na realização de transações.

A falta de planejamento do comércio eletrônico é um obstáculo para o seu progresso e sucesso. Alguns casos de compras fracassadas são bem comuns. Como a daquele livro em que não se encontra em lugar nenhum, só em uma loja virtual. O cliente entrega seus dados, realiza o pagamento e cansa de tanto esperar. Muitos dos produtos não chegam ao seu destino e o consumidor fica no prejuízo.

Quem deseja atingir um público alvo de qualidade deve estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes e essa tese também se aplica ao comércio eletrônico.

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